Conheça-nos!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Alegre-se no Senhor





“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR” Salmos 122:1.

 O Rei Davi quando escreveu este salmo estava com o coração grato. Certamente ele se alegrou de todo o seu coração, pois agora o lugar onde ele estava era infinitamente melhor do que os lugares onde ele já estivera.
Davi se recordava da onde o Senhor o havia tirado. O lugar de onde ele saiu, e Davi esteve em muitos outros lugares antes de chegar à casa do Senhor.

 Primeiramente ele esteve num lugar de muito trabalho, solidão e muitos perigos enquanto pastoreava as ovelhas de seu pai (I Samuel 16:11). Ora ele estava nos vales, ora nos montes, lutando para que nenhum animal devorasse o rebanho (I Samuel 17:34-35). Passava privações, ficava longe da família por longos períodos de tempo, passava frio, calor, fome, solidão, exaustão. Era um lugar difícil de estar.

 Contudo, os olhos de Deus estavam sobre ele, sobre o seu coração. E assim ele foi achado digno de ser ungido rei de Israel (I Samuel 16:12-13). Mas nem por isso Davi deixou de estar em lugares difíceis.
Ele foi perseguido, caluniado, jurado de morte por seu antecessor, o rei Saul (I Samuel 18:29; 19:1; 20:31). Ele precisou se refugiar pelo deserto para não ser morto. Ele estava em um lugar de tristeza, decepção, angústia.

 Em outra ocasião, quando o rei Davi não estava com seu exercito onde deveria estar – em batalha, ele esteve no lugar do pecado (II Samuel 11:1-5). Ele adulterou, e por consequência deste erro se tornou também homicida. E por isto Deus lhe disse que a espada não se apartaria de sua casa (II Samuel 11:15; 12:9-11 e 14). E assim foi. Um tempo depois, o rei Davi experimentou o lugar de perda, de morte, a dor profunda de perder um filho. Talvez o pior lugar em que ele já estivera.

 Depois disso, o rei Davi ainda esteve no lugar de dissenção de sua família, sua filha foi desonrada pelo próprio irmão (II Samuel 13:11-14; ), o que gerou morte entre seus filhos (II Samuel 13: 28). Seu outro filho usurpou sua coroa, sua posição de rei e dividiu o reino. E mais uma vez Davi se viu em um lugar deserto, triste, aflito.

 O rei Davi sofreu muitas tribulações em sua vida, muitas vezes causada por suas próprias escolhas, ele esteve em lugares desolados, mas sempre se rendeu aos pés do Senhor e clamava por suas misericórdias, e Deus jamais o deixou.

 Quando Davi recitou “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR” (Salmos 122:1) ele se recordava dos lugares onde esteve, ele olhou para os lugares de onde o Senhor o tinha livrado e se alegrou porque o Senhor não permitiu que ele padecesse, mas o exaltou, colocando-o em lugar de honra como o governante de sua nação eleita, povo seu. Ele sofreu, mas não se entregou, antes, buscou a presença do Senhor e foi salvo.

 Deus tem nos tirado de tantos lugares. Lugar do pecado, do medo, da enfermidade, de todo o tipo de dependência mundana; tem nos dado saúde, família, casa, emprego, tudo o que precisamos Ele tem provido. Vamos também nós, assim como Davi, nos alegrar na presença do Senhor, na sua casa, pois Ele tem sido fiel e misericordioso para com as nossas vidas e tem nos dado lugar de honra em sua presença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário